Resumo: Homenagem a Comissão de Emancipação marcou passagem das bodas de prata de Picada Café
“Quem está feliz hoje? Quem vai estar comigo daqui a 25 anos para comemorar os 50 anos?” Eugênio Spier, do alto dos seus 81 anos, lançou o desafio na solenidade em que ele, presidente da Comissão Emancipacionista, e doze companheiros, que conseguiram que Picada Café se desvinculasse de Nova Petrópolis e seguisse seu próprio rumo, foram homenageados. Em 20 de março de 1992 a Assembleia Legislativa autorizou e o governador Alceu Collares sancionou a lei que proclamava a “independência” política do agora município de Picada Café.
A atual Administração Municipal reconhece o que esses 13 guerreiros fizeram por Picada Café. Tanto que chamou-os para uma roda de conversa no projeto Rodas de Memória em que seis deles compareceram para contar como foi essa luta da emancipação. Esse diálogo foi gravado em vídeo e editado e passou a ser um documento histórico. O DVD será repassado para escolas, biblioteca pública e acervo histórico. Um resumo de 12 minutos foi exibido no telão aos que estavam na noite dessa segunda-feira, 20, na Sociedade Aliança. Cada um dos emancipacionistas ou os representantes daqueles que não estão mais entre nós receberam uma cópia desse DVD e um lírio, a flor-símbolo de nossa cidade, em gratidão. Dos 13 homenageados somente Adélcio Dietrich não pode se fazer presente ou estar representado.
Para representar os 25 anos de Picada Café a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio montou no hall da sociedade uma exposição com cartazes das edições anteriores da Kaffeeschneis´Fest e exemplares dos calendários de eventos, que são anualmente produzidos também. Aliás, a corte de Picada Café, composta pela rainha Isadora Dal Medico Gomes da Silva e pelas princesas Amanda Letícia Bauer e Nadine Hoffmann anunciaram a 25ª Kaffeeschneis´Fest, que ocorre nos dias 05, 06 e 07 de maio no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn.
Nas manifestações ao microfone, o presidente da Comissão Emancipacionista lembrou que a composição teve representantes de diversos setores da comunidade. “Juntamos muitas forças para conseguirmos essa emancipação. E durante os 25 anos houve um grande esforço para que hoje possamos dizer que temos tudo em Picada Café”, comemorou Eugênio. Paulo Roberto Staudt, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, representou o prefeito Régis Hahn na solenidade. “Que esta história continue sendo escrita às margens do Rio Cadeia por longos anos”, colocou. Prefeito Daniel Rückert, representando toda comunidade, foi presenteado pelo município-mãe. O vice-prefeito Luciano Klein lembrou da constituição do município e do trabalho desbravador de seu Rubem Kirschner. “Ele sabia da importância dessa emancipação para a nossa comunidade.” O prefeito Daniel voltou a salientar a coragem que os 13 emancipacionistas tiveram e lembrou de seu tio Elói Rückert, a quem rendeu uma homenagem especial. “Ele foi meu grande exemplo na política e muito devo a ele em estar aqui hoje. Vou honrar aquilo que ele me ensinou!” Daniel se disse feliz com o grande desenvolvimento alcançado por Picada Café graças ao empenho de inúmeras lideranças e apoio e participação da comunidade. ”Desejo, assim como vocês, que Picada Café continue assim: linda, forte, enchendo de orgulho a todos nós. Que possamos comemorar muitos e muitos aniversários ainda!” Ao final da solenidade, o padre André Dapper, representando o Conselho Ecumênico, deixou sua mensagem e abençoou o município. O bolo dos 25 anos, a janta saborosa e a música de Carlo Dick e Isadora Dal Medico Gomes da Silva encerraram essa noite história para Picada Café que teve seu cerimonial conduzido pelo professor de história Marcelo Marin, atualmente secretário municipal de Educação e Cultura.
Os emancipacionistas:
Eugênio Spier(presidente)
Artêmio Arnold(vice-presidente)
João Claudio Hoffmann
*Rubem Kirschner
João Luiz Mallmann
Egon Utzig
Adélcio Dietrich
*Mário Ruppenthal
Marino José Wolf
José Luiz Diel
Elói Rückert
*Guido Holz
Luiz Irineu Schenkel
*in memoriam
OUTRAS NOTÍCIAS
09-05-2025
Ponto do Lanche celebra um ano sob nova direção
O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.