Sobre os instrumentos de sopro falou-se e também tocou-se
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:COMPARTILHE:
02/05/2017
Sobre os instrumentos de sopro falou-se e também tocou-se
Resumo: A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está trazendo à agenda cultural atividades que já eram desenvolvidas anteriormente. Uma delas é o Hausmusik.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está trazendo à agenda cultural atividades que já eram desenvolvidas anteriormente. Uma delas é o Hausmusik. Resumindo, é um sarau de música em que os artistas de Picada Café trocam ideias, informações e falam da história da música em suas vidas. A primeira edição de 2017 do Hausmusik foi na quarta-feira, dia 26, na Casa de Cultura Joaneta. Foi uma noite especial. Três gerações de músicos estiveram presentes, a começar pelas jovens Isadora dal Medico Gomes da Sila e Júlia Utzig, passando por Daniela Wolf até os senhores Lino Welter e Remídio dal Medico, esses com algumas décadas de experiência na música. Todos tocam instrumentos de sopro.
Isadora dal Medico Gomes da Silva, nossa rainha de Picada Café, contou que seu encanto pela música começou quando assistia apresentações e ensaios da Orquestra de Sopros de Picada Café. Atualmente Isadora é uma das saxofonistas e vocalistas da orquestra. Júlia Utzig colocou que acompanhando seus pais nas missas dominicais foi tomando gosto pela música e seu primeiro contato com o instrumento de sopro foi nas aulas de flauta da professora Daniela Wolf. Atualmente Júlia toca saxofone na Orquestra de Sopros. Daniela Wolf contou que seu primeiro contato com as flautas foi aos nove anos na escola. Atualmente Daniela é uma estudiosa de flauta doce. Ela domina a técnica de oito delas. Lino, que toca trompete, se disse sempre um apaixonado pela música mas sofria resistência dos próprios pais em virar músico. Mas a sua persistência fez com que seu pai lhe comprasse um instrumento novo, convencido do talento de seu filho. Quarenta e sete anos depois Lino deixou de tocar profissionalmente. Está sem tocar desde setembro de 2016. Já Remídio continua ativo. Toca trombone na Banda Goela Seca. Ele contou que a música já nasceu com ele. Seu primeiro instrumento ele mesmo construiu. Todas essas histórias estão disponíveis no Facebook da Prefeitura de Picada Café na seção de vídeos. O Hausmusik foi transmitido ao vivo pela rede social. O vídeo continua na Fanpage da Prefeitura. Além das histórias os cinco músicos mostraram seu talento tocando algumas músicas. O secretário de Educação e Cultura Marcelo Marin e a professora Patrícia Rosina Stoffel Hansen, coordenadora dessa atividade, enalteceram a noite. “Foi especial, muito além de nossas expectativas”, comemora Patrícia. “Essa foi uma iniciativa que merece toda nossa consideração. Parabéns a todos os envolvidos!”, elogia a flautista Daniela Wolf. O próximo Hausmusik será no dia 23 de agosto, com o Sarau de Gaitas.
OUTRAS NOTÍCIAS
09-05-2025
Ponto do Lanche celebra um ano sob nova direção
O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.