Conteúdo Principal

Velórios e enterros são tema do último Roda de Memória de 2017

27/11/2017
Educação e Cultura

Velórios e enterros são tema do último Roda de Memória de 2017


Resumo: Luiz Werle, Terezinha Schmitt, Roque Knorst, José Leão Stoffel e Rosa Mombach foram os convidados do terceiro Roda de Memória desse ano.


         Luiz Werle, Terezinha Schmitt, Roque Knorst, José Leão Stoffel e Rosa Mombach foram os convidados do terceiro Roda de Memória desse ano. O tema pode parecer um pouco sinistro à primeira impressão, mas ele tem vários detalhes que são interessantes. Os velórios atuais em nada se parecem os velórios de 40, 50 anos atrás. O tema foi tratado em uma hora de conversa na quarta-feira, 22, na Casa de Cultura Joaneta.

         Terezinha, Roque e Luiz tinham participação direta nos velórios. Os pais de Terezinha eram proprietários de uma casa comercial que vendiam artigos para confeccionar caixões. Ela trouxe a roda de conversa alguns desses objetos. A própria Terezinha ajudava a preparar os velórios como também fazia enterros. Luiz contou de todo cerimonial religioso que se fazia, inclusive com parte da missa em latim. Roque é marceneiro. Por muitos anos ele produziu caixões e também participava dos velórios como cantor de coral. Rosa e José lembraram de como era difícil a logística. Os caixões eram levados aos cemitérios em carroças puxadas por bois. Se nos tempos atuais há funerárias que se responsabilizam toda estrutura e assessoramento para o velório, nos tempos idos eram as pessoas próximas que organizavam o aparato. As mulheres encarregavam-se de ornamentar e preparar a casa da pessoa enquanto que os homens abriam os túmulos. “Era algo que mobiliza muitas pessoas. Até vizinhos que estavam brigados uniam-se ao mutirão para dar um enterro digno ao falecido”, contou Werle. O Roda de Memória contou com a participação de alunos do nono ano da Escola Santa Joana Francisca. Os depoimentos dos convidados foram captados em vídeo pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura e ficarão disponíveis como documento de pesquisa. O Roda de Memória é uma atividade coordenada pela professora Patrícia Rosina Stoffel Hansen.


Fonte: Assessoria de Imprensa

OUTRAS NOTÍCIAS
09-05-2025

Ponto do Lanche celebra um ano sob nova direção

O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.

VER NOTÍCIA
08-05-2025

Picada Café realiza Dia “D” de vacinação contra a gripe neste sábado

A ação será realizada no Posto de Saúde do Centro, com atendimento na entrada principal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às ...

VER NOTÍCIA
07-05-2025

Sexta-feira tem futsal feminino e repescagem da 1ª divisão

No futsal masculino da 1ª divisão as equipes do Manchester e Time de Amigos já estão nas semifinais.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Castração animal é prioridade em Picada Café: mais de 200 procedimentos realizados em três dias

Os tutores não tiveram custos com a castração de seu animal, com a integralidade da despesa arcada pela Administração Mu...

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café apresenta novos agentes de endemias e reforça ações contra a dengue

A prefeitura ressalta que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café se mobiliza no Abril Azul e reforça compromisso com a inclusão

Com as ações, Picada Café reforça seu compromisso com o respeito, a inclusão e o cuidado com todas as pessoas.

VER NOTÍCIA