Conteúdo Principal

Alunos da Escola Santa Joana Francisca descobrem novos asteroides

04/07/2018
Educação e Cultura

Alunos da Escola Santa Joana Francisca descobrem novos asteroides


Resumo: A equipe da Escola Municipal Santa Joana Francisca se juntou a outras 16 escolas pelo mundo inteiro para realizar buscas por asteroides ainda não catalogados. A campanha foi realizada pela organização internacional IASC (Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica).


A equipe da Escola Municipal Santa Joana Francisca se juntou a outras 16 escolas pelo mundo inteiro para realizar buscas por asteroides ainda não catalogados. A campanha foi realizada pela organização internacional IASC (Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica).

A tarefa do grupo de alunos do 6º ano era encontrar estes corpos celestes através da análise de imagens disponibilizadas pelo telescópio PAN STARSS 1, que está localizado no Monte Haleakala, no Havaí. A cada semana eram enviados pacotes com imagens captadas por este telescópio. Os alunos faziam a verificação destas fotos à procura de asteróides através de um programa especial chamado Astrométrica. As atividades ocorriam diariamente, das 12h às 13h, no laboratório de informática da escola Santa Joana Francisca, sob a coordenação do professor Geovane Rinker.

A campanha iniciou no dia 08 de maio e encerrou no dia 4 de junho. Ao todo, foram detectados 10 asteroides pelos alunos. João Victor Pires Esser, Henrique Gustavo Zummach, Alison Daniel Beilke, Luis Fernando Krubi Prates, Arthur Adams e Samuel Henrique Seger formaram esse grupo.

Os resultados das análises foram enviados para a IASC, que está localizada na Universidade de Abilene, na cidade do Texas (EUA), e agora, pelos próximos oito anos passarão por estudos mais detalhados para descobrir mais detalhes sobre a órbita, composição, tamanho, dentro outros, dos asteroides recém descobertos pelos alunos.

Depois deste tempo, ao final dos estudos destes novos astros que compõem nosso Sistema Solar, os alunos participantes terão o privilégio de poder nomear as suas descobertas.

      Existe a intenção de ser retomado este projeto de pesquisa em agosto. A mediação entre a escola e a IASC foi feita pelo professor Juliano Vaz de Abreu, que atualmente faz parte do quadro de professores do município de Picada Café.

 

Fotos Divulgação

Colaborou: Professor Geovane Rinker


Fonte: Assessoria de Imprensa

OUTRAS NOTÍCIAS
09-05-2025

Ponto do Lanche celebra um ano sob nova direção

O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.

VER NOTÍCIA
08-05-2025

Picada Café realiza Dia “D” de vacinação contra a gripe neste sábado

A ação será realizada no Posto de Saúde do Centro, com atendimento na entrada principal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às ...

VER NOTÍCIA
07-05-2025

Sexta-feira tem futsal feminino e repescagem da 1ª divisão

No futsal masculino da 1ª divisão as equipes do Manchester e Time de Amigos já estão nas semifinais.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Castração animal é prioridade em Picada Café: mais de 200 procedimentos realizados em três dias

Os tutores não tiveram custos com a castração de seu animal, com a integralidade da despesa arcada pela Administração Mu...

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café apresenta novos agentes de endemias e reforça ações contra a dengue

A prefeitura ressalta que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café se mobiliza no Abril Azul e reforça compromisso com a inclusão

Com as ações, Picada Café reforça seu compromisso com o respeito, a inclusão e o cuidado com todas as pessoas.

VER NOTÍCIA