Conteúdo Principal

Uma Feira do Livro para plantar sementes e colher frutos

23/10/2018
Educação e Cultura

Uma Feira do Livro para plantar sementes e colher frutos


Resumo: A 18ª edição da Feira do Livro evidencia mais uma vez que educação e cultura estão umbilicalmente ligadas


        “Patrono, numa Feira do Livro planta-se sementes ou colhe-se frutos? ” Eliandro Rocha: “Acredito que as duas coisas. Popularizar a leitura, a literatura e os livros é uma semente plantada em terra fértil! E os frutos a gente percebe quando nas mãos das crianças têm livros sendo lidos. ” Aliás, o patrono foi o senhor simpatia da 18ª Feira do Livro. Atendeu a todos com carinho, suas palestras foram carregadas de empatia e envolvimento com seus leitores. E na abertura do evento resumiu em uma frase o seu sentimento em relação a Picada Café e seus investimentos em educação e cultura. “Se eu pudesse recortar uma frase do hino do nosso estado para representar Picada Café seria essa: sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra. ” Para o secretário de Educação e Cultura, professor Marcelo Marin, a educação acontece porque há gestores, professores e equipe de apoio envolvidos no processo. O resultado está no melhor IDEB do Estado. “Nós temos uma Administração Municipal que entende que o investimento em educação significa menos investimentos em saúde e segurança como também dá a garantia de um mundo melhor que junto com as famílias fazem nossa educação ser de qualidade”, salientou. O prefeito Daniel Rückert lembrou que seu vice-prefeito Luciano Klein começou o projeto do vale-livro em seu mandato em 2006 fazendo com que a leitura tivesse um incentivo formidável. “Essa é uma iniciativa que a gente faz questão de manter porque uma Feira do Livro sem valorizar o livro não é Feira do Livro. ” Foram distribuídos cerca de 1.400 vale livros de R$ 25,00 cada a estudantes da educação infantil até universitários financiados por empresas locais através da Lei de Incentivo à Cultura.

        A 18ª Feira do Livro começou dia 16. No primeiro dia o destaque ficou para as rodas de conversa com os jovens empresários Rodaika Diel e Igor Gaelzer. Eles faram de suas histórias de vida pessoal e profissional para estudantes do ensino fundamental. A noite foi reservada para as apresentações do Coral Municipal e Vocal de Picada Café na Casa de Cultura Joaneta.

        No segundo dia de feira destaque para o Sarau Literário. Estudantes do ensino fundamental e do ensino médico declamaram seus textos para um corpo de jurados. A presença do escritor Juares de Souza abrilhantou a noite poética que aconteceu na Sociedade Aliança.

        A quinta-feira, dia 18, foi um dia repleto de atividades. A partir das 08 horas da manhã os escritores Caio Ritter, Eliandro Rocha e Márcia Funke Dieter circularam por todas as escolas de Picada Café falando de suas obras, de suas carreiras e da importância da leitura. E a noite foi espetacular. Sim! A abertura oficial emocionou e deixou boquiabertos aqueles que estavam no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn. O espetáculo Entre Passos e Palavras com o envolvimento de alunos e professores das Escolas Municipais 25 de Julho e Santa Joana Francisca misturou música, dança e poesia e teve como ingrediente principal a energia positiva. E para fechar o dia o comediante Jair Kobe trouxe seu personagem Guri de Uruguaiana para momentos de riso fácil para o público que lotou o centro de eventos.

        Na sexta-feira, 19, os escritores Cássio Pantaleoni e Manuel Filho receberam os seus leitores em diversas rodas de conversa. Eles interagiram significativamente com seus expectadores. Novas histórias foram criadas na hora. O parque viro espaço de criação. Munidos de seus vale livros os estudantes foram em busca de novas obras para seus acervos nos quatro livreiros presentes na feira. A rainha de Picada Café, a jovem estudante Isadora Dal Medico Gomes da Silva, estava selecionando livros que enriquecessem sua experiência profissional. “A Feira do Livro é um reflexo desse grande trabalho que se faz nas escolas enfatizando a leitura”, reitera.

        E no último dia da feira a trupe Cia Espicula dos atores Micheli dos Santos e Mikael Marques trouxe muitas risadas com o espetáculo Circolando em que abordam de maneira descontraída a arte circense. Logo na sequência, os mesmos atores foram um dos oficineiros nas cinco oficinas que foram oferecidas gratuitamente aos estudantes. Micheli e Mikael ensinaram técnicas com os malabares, Karin Lamb ensinou técnicas de artesanato, Márcia Hansen Backes discorreu sobre a fotografia, Elisete Benke sobre sucos e sorvetes naturais e Rafael Hoffmann sobre ciclismo.

        Na parte final da feira, já no período da tarde de sábado, 20, a peça “Do Outro Lado da Cerca” com os atores Carlos Alberto Klein e Cristiano Schenkel propôs uma reflexão sobre as relações humanas. Na sequência os estudantes de Picada Café mostraram seu talento em nove apresentações diferenciadas no palco principal. Também durante a semana aconteceram apresentações nas Sociedades Joaneta e Aliança ao meio-dia, dando oportunidade aos trabalhadores da indústria assistirem talentos locais.

        A 18ª Feira do Livro foi uma realização da Associação Cultural de Picada Café e da Prefeitura Municipal de Picada Café. Contou com o financiamento do Pró-Cultura RS, patrocínio através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Cooperativa Piá, Coopershoes e Sugar Shoes além de patrocínio direto de Sicredi Pioneira.  Foi apoiador desse evento a Associação dos Municípios da Rota Romântica e a Emater/Ascar.


Fonte: Assessoria de Imprensa

OUTRAS NOTÍCIAS
09-05-2025

Ponto do Lanche celebra um ano sob nova direção

O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.

VER NOTÍCIA
08-05-2025

Picada Café realiza Dia “D” de vacinação contra a gripe neste sábado

A ação será realizada no Posto de Saúde do Centro, com atendimento na entrada principal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às ...

VER NOTÍCIA
07-05-2025

Sexta-feira tem futsal feminino e repescagem da 1ª divisão

No futsal masculino da 1ª divisão as equipes do Manchester e Time de Amigos já estão nas semifinais.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Castração animal é prioridade em Picada Café: mais de 200 procedimentos realizados em três dias

Os tutores não tiveram custos com a castração de seu animal, com a integralidade da despesa arcada pela Administração Mu...

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café apresenta novos agentes de endemias e reforça ações contra a dengue

A prefeitura ressalta que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café se mobiliza no Abril Azul e reforça compromisso com a inclusão

Com as ações, Picada Café reforça seu compromisso com o respeito, a inclusão e o cuidado com todas as pessoas.

VER NOTÍCIA