Conteúdo Principal

Idese afirma: Picada Café tem a melhor educação. A Feira do Livro confirma!

07/10/2019
Educação e Cultura

Idese afirma: Picada Café tem a melhor educação. A Feira do Livro confirma!


Resumo: Na semana em que a Fundação de Economia e Estatística divulgou que Picada Café permanece sendo a melhor educação do Estado, pela segunda vez consecutiva e pela sexta vez nos últimos 10 anos no Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico), o Município mostrou através da sua Feira do Livro o nível


        Na semana em que a Fundação de Economia e Estatística divulgou que Picada Café permanece sendo a melhor educação do Estado, pela segunda vez consecutiva e pela sexta vez nos últimos 10 anos no Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico), o Município mostrou através da sua Feira do Livro o nível de excelência atingido. Foram cinco dias de muita interação, participação e emoção. A 19ª edição começou na terça-feira, 1º, e seguiu até sábado, dia 05. Para os cinco escritores convidados, o sentimento comum que de fato em Picada Café há uma entrega singular para a leitura. A patrona Elaine Pasquali Cavion, patrona de feira pela primeira vez, mostrou-se maravilhada. “Vocês fazem um trabalho de envolvimento da comunidade na educação tão incrível que deve ser espelho para as outras cidades”, elogiou. Para o secretário de Educação e Cultura, professor Marcelo Marin, a construção disso se dá exatamente por todos entenderem que o processo educacional pertence a todos, desde o motorista do transporte escolar passando por equipes de apoio nas escolas, direções, supervisões, pais, alunos e professores. Na abertura o prefeito Daniel Rückert ressaltou que apesar das dificuldades financeiras em manter todos os serviços a educação mantem-se no topo da lista de prioridades.

        Durante a programação muitas ações foram impactantes. A começar pelas apresentações culturais em Joaneta diariamente oportunizando aos colaboradores das indústrias da região um momento diferenciado no horário do almoço. Muitos bate-papos dos escritores Kênia Colares, Elaine Cavion, Shirley Souza, Uili Bergamin e Leonardo Brasiliense com seus leitores nas escolas. Muitos trabalhos foram feitos baseados nas obras desses escritores, encantando-os com o esmero.  Conversas produtivas também aconteceram com os professores que souberam mais da Biblioterapia ou dos alunos que conheceram da vida dos jovens André Schmitt e Bruno Werle.

        E os espetáculos? Uohhhhhhhhh! Para emocionar a todos foi o espetáculo Luz, Cultura, Ação produzido pelas Escolas Santa Joana Francisca e 25 de Julho na abertura da feira no dia 03, à noite. Os alunos e professores representaram em diversos atos os livros dos escritores convidados à feira. Deles arrancaram aplausos entusiasmados. Não é para menos. Foi de tirar o fôlego. Os Homens de Perto, com seu humor ácido, fecharam a noite da abertura. Nos dias 1º e 2 foram as apresentações do Coral Municipal e Vocal de Picada Café e o Sarau Literário que marcaram o espaço cultural. No dia 04 alunos da oficina de teatro apresentaram a peça O Sumiço dos Palhaços baseada num livro de Kênia Colares. E no último dia de programação, dia 05, o Grupo Ueba trouxe a Picada Café a incrível peça “As Aventuras do Fusca à Vela”. Na sequência aconteceram oito apresentações de talentos infantis e juvenis locais e para finalizar o dia e a feira as musicistas Fernanda Voltz, Janine Heckler e Isadora Dal Medico Gomes da Silva apresentaram canções para pais e filhos.

        E o livro? Ah, o livro! Quatro bancas cuidadosamente montadas no Parque Jorge Kuhn para receber ávidos leitores em busca de novas obras. E como sempre, graças a decisiva participação dos patrocinadores, foram distribuídos 1.400 vale livros de R$ 25,00 aos estudantes e professores. Um incentivo para formar novos leitores e manter ativos os que já têm esse hábito. Picada Café permanece alerta para que seus cidadãos sejam cidadãos leitores refletindo, por conseguinte, em continuados primeiros lugares nos índices educacionais. Amém! Que assim o seja!

        A 19ª Feira do Livro foi uma realização da Prefeitura Municipal e da Associação Cultural de Picada Café. Contou com financiamento do Pró-cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, patrocínio através da Lei Incentivo e Cultura de Coopershoes e Sugarshoes, patrocínio direto de Sicredi Pioneira e apoio da Associação dos Municípios da Rota Romântica.


Fonte: Assessoria de Imprensa

OUTRAS NOTÍCIAS
09-05-2025

Ponto do Lanche celebra um ano sob nova direção

O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.

VER NOTÍCIA
08-05-2025

Picada Café realiza Dia “D” de vacinação contra a gripe neste sábado

A ação será realizada no Posto de Saúde do Centro, com atendimento na entrada principal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às ...

VER NOTÍCIA
07-05-2025

Sexta-feira tem futsal feminino e repescagem da 1ª divisão

No futsal masculino da 1ª divisão as equipes do Manchester e Time de Amigos já estão nas semifinais.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Castração animal é prioridade em Picada Café: mais de 200 procedimentos realizados em três dias

Os tutores não tiveram custos com a castração de seu animal, com a integralidade da despesa arcada pela Administração Mu...

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café apresenta novos agentes de endemias e reforça ações contra a dengue

A prefeitura ressalta que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações.

VER NOTÍCIA
06-05-2025

Picada Café se mobiliza no Abril Azul e reforça compromisso com a inclusão

Com as ações, Picada Café reforça seu compromisso com o respeito, a inclusão e o cuidado com todas as pessoas.

VER NOTÍCIA