Resumo: Retorno às atividades está previsto para o dia 03 de agosto
No dia 18 de março o então secretário municipal de Educação e Cultura, professor Marcelo Marin, fazia o seguinte anúncio: “as aulas estão suspensas por 15 dias em função da pandemia do coronavírus.” E professores, gestores, pais e alunos ajustaram-se para esses 15 dias de paralisação. Estava-se no início do ano letivo, pouco mais de um mês de aulas iniciadas. O que eram 15 dias para ficar em casa e se resguardar tornaram-se 120 dias de suspensão das aulas presenciais. O governador Eduardo Leite foi reiteradamente aumentando o período de suspensão e chegando ao final do primeiro semestre não há uma perspectiva de quando os espaços escolares serão novamente ocupados.
Passado o impacto inicial do cancelamento das aulas e com a clara perspectiva de que o retorno às salas era algo distante, as escolas se reorganizaram. Com aporte e suporte da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura migrou-se para um sistema de aulas remotas, com tarefas enviadas aos estudantes por ferramentas digitais. Os professores passaram a ter um contato com seus alunos por interações virtuais. Esse processo demandou grande esforço de todos os envolvidos no fazer educação. Apesar do ano atípico e da urgência da resolução em alinhar o novo formato o ano letivo seguiu seu curso. O Conselho Municipal de Educação, presidido por Cristiane Backes Welter, foi um parceiro também para que os registros dessa interação professores/alunos/famílias fossem validados. “Cada instituição usou as plataformas que tivessem melhor adaptação na sua dinâmica, como por exemplo, grupos de Whatsapp ou o sistema Classroom do Google, para transferir os conteúdos”, explica. Para a mãe de Marina Lippert, 06 anos, estudante da Escola de Educação Infantil Quatro Estações, a senhora Mariana Pacheco Costa Lippert, estudar em casa tem um duplo desafio. “Além de entender que não estamos em férias na escola, há também as restrições do distanciamento social, mas estamos encarando esse processo com muita fé.” Marina forma-se esse ano na educação infantil. Para a diretora da Escola Quatro Estações, Patrícia Wickert Fernandes, o período foi de crescimento para todos. “Percebemos que as trocas de conhecimento que se realizava de maneira natural entre os professores no dia-a-dia faziam falta e passamos a usar as ferramentas digitais para ter essa interação no grupo e acredito que muitas dessas inovações digitais ficarão mesmo depois de voltarmos às salas de aula.”
Essa semana as escolas finalizam o primeiro semestre de aulas de 2020. Entre os dias 20 e 31 de julho as aulas remotas estão interrompidas. “Nosso retorno será dia 03 de agosto. A princípio no modelo remoto. Não temos ainda uma sinalização do governador do Estado autorizando a volta às aulas no sistema tradicional”, explica a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Gabriela Ulmann Schons. No entanto, num possível retorno, as escolas estão se preparando. Todas elaboraram seus Planos de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19. Qualquer movimento assertivo pelo retorno será comunicado pelos meios oficiais da Prefeitura Municipal de Picada Café.
Durante a semana a Assessoria de Comunicação da Prefeitura realizou duas lives para tratar dos temas relacionados à educação em tempos de pandemia. A primeira foi no dia 15 de julho, falando da educação infantil. E a segunda, na sexta-feira, dia 17, sobre o ensino fundamental. Pais, alunos, professores, coordenação pedagógica e equipes de gestão puderam falar sobre o tema. Abaixo os links:
EDUCAÇÃO INFANTIL/ESCOLA QUATRO ESTAÇÕES
https://www.facebook.com/PrefeituraPicadaCafe/videos/571738366843895/
ENSINO FUNDAMENTAL/ESCOLA SANTA JOANA FRANCISCA
https://www.facebook.com/PrefeituraPicadaCafe/videos/999246160500281/
OS RELATOS DAS ESCOLAS
Seguem abaixo textos elaborados pelas equipes de gestão junto com alguns registros fotográficos das quatro escolas municipais de Picada Café fazendo um apanhado sobre esse primeiro semestre de 2020.
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL AMIGUINHO
O período de isolamento social está sendo de muitas angústias e incertezas para todos. Desde que, por conta do COVID-19, pessoas tiveram que ficar isoladas das demais, a equipe da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Amiguinho, respeitando as normas de distanciamento social, procurou diferentes formas de deixar o espaço mais colorido e atrativo para o retorno das crianças. Como este demorou a acontecer, investiu em diferentes alternativas de aproximar as crianças entre si e com seus professores, bem como interagir com as famílias.
Mais do que nunca é necessário olhar e compreender o outro, estar próximo das famílias, para mostrar que mesmo na distância, estamos juntos nessa luta. No intuito de diminuir um pouco a saudade e acalentar os corações, foram realizadas diferentes ações envolvendo as famílias das crianças.
Queremos deixar o registro dessas atividades, para que no futuro, possamos olhar para esses tempos difíceis de uma forma vitoriosa, e lembrar do quanto o carinho e a cooperação, podem fazer a diferença em nossas vidas, e na vida dos outros.
As atividades realizadas ao longo dessa pandemia, e que farão e fazem a diferença nesses tempos, são:
ü Pintura de jogos e trilhas no chão do pátio;
ü Confecção de uma cozinha de pallets junto à areia, para que as crianças possam viajar ainda mais na imaginação;
ü Criação de uma horta, que será mantida pelas crianças;
ü Plantio de árvores;
ü Confecção de jogos pedagógicos;
ü Atividades lúdicas por meio de redes sociais;
ü “Sacola do saber”, contendo material escolar e livros para as atividades das crianças. Pensando nas famílias, uma máscara de proteção individual para cada criança, chá, bolachinhas (feitas pela equipe) e uma mensagem cheia de carinho.
ü “Correio da Saudade”: cartinhas endereçadas a todas as crianças e famílias, escritas pelas professoras, expostas no portão da escola, para que cada criança busque a sua. O detalhe do correio, é que o mesmo possui uma caixinha para que possam retornar contando como está o tempo em suas casas.
ü Reuniões virtuais com as crianças e pais, para que possam auxiliar a equipe no planejamento das atividades virtuais;
ü Aulas virtuais em grupo e atendimentos individuais por chamada de vídeo.
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUATRO ESTAÇOES
Nesse período de isolamento social, que iniciou em 23 de março e perdura até esses dias frios de julho de 2020, nossas propostas para as famílias foi o envio de atividades que promovessem a convivência familiar e mantivesse o vínculo das crianças com a instituição escolar, a qual queremos tão bem.
Nas primeiras semanas, mantivemos o contato com as crianças e suas famílias através do nosso canal de comunicações já existente e utilizado para compartilhar as experiências das crianças na escola, nosso grupo fechado no Facebook. Nesse momento, as ações propostas eram para ampliar o repertório de experiências brincantes das nossas crianças com a disponibilização de muitas brincadeiras a serem compartilhadas dentro das casas de nossas famílias.
Mas o recolhimento dentro dos espaços das casas precisou ser mantido e, no constante diálogo com nossos profissionais e reflexões em reuniões virtuais, compreendemos que cada turma poderia ter o seu espaço virtual para aproximar os laços entre professores e crianças da mesma turma. As famílias sinalizavam que as crianças sentiam saudades dos colegas, das professoras, dos amigos da escola. Então, optamos pelo segundo canal de comunicação, a criação de grupos das turmas no whatsapp. Sabedores de que os pais são nossos parceiros, compartilhamos diariamente várias propostas com experimentações de materiais, escutas de vozes e registro de olhares das nossas crianças nos grupos das turmas. Os professores, no seu planejamento diário, levam em consideração a etapa do desenvolvimento infantil das crianças de sua turma e realizam a escuta das crianças sobre os seus interesses, as suas curiosidades e as suas descobertas. A proposição de materiais também é observada para que possam ser adaptados pelas famílias. A família não substitui o professor, mas é a grande parceira que faz a escuta das crianças, apresenta as propostas das professoras da turma e envia no grupo os registros e as evidências das descobertas das crianças em fotos, vídeos e áudios.
Considerando o recesso escolar, previsto no calendário escolar de 20 a 31 de julho, organizamos as seguintes ações para diminuir a saudade e o tempo que não vamos nos encontrar nos grupos de whatsapp das turmas:
· Encontro Virtual das turmas, dia 18/07, no II Dia da Família;
· Produção de Jogos que será enviado para cada criança de nossa escola através de um sistema de Drive-Thru que será informado às famílias na próxima semana; e
· Ativação do COE. O grupo interno de segurança já que preparou um plano de ação observando todas as exigências legais de saúde e segurança para a nossa escola. Quando recebermos a aprovação desse plano, muitas adaptações e melhorias em nossa escola serão feitas para que, assim que for anunciada a data de retorno das atividades presenciais pelo Governo do Estado e Governo Municipal, estejamos preparados para receber nossas crianças.
·
Um grande abraço para as crianças, as famílias e as nossas profissionais! Desejamos que todos fiquem bem!
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA JOANA FRANCISCA
QUE MESES FORAM ESSES?
Na segunda semana de março de 2020 fomos surpreendidos pelo momento mais delicado de nossas vidas...a Pandemia do Novo Corona Vírus chegou e com ele o MEDO...medo pelas preciosas VIDAS que fazem parte do nosso convívio, fosse ele familiar, profissional ou escolar. E, não mais que de repente, não houve dúvidas que precisaríamos nos adaptar.
Encaixar-nos nesse novo período não foi tarefa fácil pra ninguém...nem para nós professores, muito menos pais e alunos de nossa Escola. Dúvidas sobre a melhor forma de continuar nos aproximando, de trazer senão aquele olhar, mas o momento diário de interação e dizer a nós mesmos o quanto somos IMPORTANTES uns aos outros, foi um desafio.
Da segunda semana de março aos dias de hoje, uma caminhada se fez, a SUPERAÇÃO e a EVOLUÇÃO se concretizaram em formas de aulas a distancia cada vez mais interessantes. Da primeira reunião no Laboratório de Informática da Escola em que o BLOG foi apresentado aos professores para conhecerem e tirar dúvidas, aos dias atuais, quanto coisa foi agregada às aulas pelo interesse e incansável procura dos professores de nossa escola.
Quanta coisa teve que ser feita em termos de relatórios, correções, devolutivas, atendimento a pais e alunos por grupos sociais e por telefone...em horários tão diferentes do horário escolar muitas vezes.
Trazer as atendentes e alguns professores para junto de alunos que estavam com dificuldades foi outro diferencial que, mesmo com todos os cuidados de distanciamento e EPIs, fez toda a diferença para que pudéssemos dizer NINGUEM FICOU PRA TRÁS!
Perceber o empenho de alunos e também dos pais que se envolveram numa situação tão diferente, foi encantador. Se nas primeiras semanas estávamos todos em casa e tentando dar nosso melhor, essa rotina se acabou e pais tiveram que, além da jornada de trabalho, assumir a jornada de ajudar seus filhos com suas tarefas escolares. Por isso PAIS da Escola nosso profundo reconhecimento pelo seu empenho. Nós, professores, também ficamos admirados com seu comprometimento e, sem dúvida, seus filhos serão pais ainda melhores um dia, em função do exemplo que que estão sendo para vossos filhos!
E aos nossos ALUNOS, que nos surpreenderam mais uma vez e de tantos jeitos diferentes e maravilhosos, ser professor de vocês é uma HONRA!
Por isso, nesse momento em que nos preparamos para duas semanas de recesso, queremos desejar a todos os ALUNOS, PAIS E PROFESSORES que descansem suas mentes, aproveitem esse tempo para curtirem o tempo de estar juntos com suas famílias. Não haverá tarefas novas sendo postadas. Alunos aproveitem e deixem seus materiais e tarefas em dia, para o nosso retorno em agosto, que provavelmente seguirá sendo remoto.
A ESCOLA SANTA JOANA sente muito orgulho e está dando os PARABÉNS pelo empenho e dedicação de TODOS!
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 25 DE JULHO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, durante o período da Pandemia, COVID 19, proporcionou aulas à distância, através da Plataforma Google Classroom.
Antes de iniciar as aulas remotas, os alunos dos Anos Finais e professores receberam orientações de como trabalhar com essa modalidade a distância. A partir daí, foi criado uma conta gmail para todos os alunos e estes receberam uma orientação sobre como trabalhar na sala de aula virtual. Também foram criados grupos de Watts para cada turma e enviados vídeos explicativos.
Já para os Anos Iniciais durante as duas primeiras semanas foram enviados trabalhos impressos e depois foram criados grupos de Watts, com vídeos explicativos de como acessar, manusear e postar as atividades na plataforma Google Sala de Aula.
No início, foi um período de adaptação para todos, pois ninguém ainda havia trabalhado com essa modalidade de ensino e a equipe diretiva, bem como professores auxiliaram várias famílias durante este processo. Algumas famílias vieram até a escola para receber orientação de como proceder nas postagens.
As atendentes e monitores auxiliaram muito no processo de organização da escola, demanda de atividades extraclasses, confecção de materiais pedagógicos, e acompanhamento das atividades dos alunos (as). Também vários professores compareceram à escola para planejar e/ou orientar alunos.
Em relação aos funcionários, destacamos a relevância que tiveram durante esta Pandemia, sempre auxiliando na organização, limpeza e higienização da escola.
A seguir, destacamos algumas atividades realizadas durante este período:
- Atividades na escola para alunos com dificuldades ou que não tinham acesso à internet;
- Acompanhamento dos planejamentos e atividades propostas pelos professores;
- Campanha de materiais recicláveis na Semana do Meio Ambiente;
- Curso de formação dos Bombeiros da Lei Lucas para professores e funcionários;
- Formação continuada para professores através do programa União Faz a Vida (inscrição opcional);
- Formação Continuada da Equipe Diretiva do Programa União Faz a Vida;
- Projeto Drive Thru do Conhecimento, abrangendo as turmas do 3º e 4º ano;
- Auxílio para alguns alunos nas postagens;
-Entrega de Boletins aos responsáveis com organização de horários;
- Envio de trabalhos impressos para alunos com dificuldades de acesso à internet;
- Plantão na escola por parte da Equipe Diretiva;
- Elaboração e releitura do projeto Político Pedagógico da Escola;
- Elaboração do Plano de Contingência.
- Conversas com famílias de alunos que estavam com dificuldades de aprendizagem e/ ou organização das tarefas.
- Aulas online com as turmas;
- Reunião online com equipe diretiva e professores.
No início, foram momentos bem difíceis que passamos, pela adaptação as novas tecnologias, pelo distanciamento social que influenciou as relações afetivas, pela organização das atividades, enfim, muitos foram os desafios que, aos poucos, foram superados pelo engajamento e cooperação de todos os segmentos da escola: famílias, alunos, professores, funcionárias e equipe diretiva.
É fato que esse ano letivo está sendo muito diferente de todos já vivenciados até o momento. Mesmo diante de todas as situações difíceis e inseguranças diante do cenário atual, estamos realizando nosso trabalho com muita responsabilidade, dedicação e resiliência.
Que possamos continuar desempenhando nossas funções com saúde e sempre com o intuito de atingir o objetivo final da Educação: a aprendizagem.
O Ponto do Lanche está localizado na BR-116, nº 2867, a apenas 200 metros do pórtico de entrada de Picada Café.
VER NOTÍCIAA ação será realizada no Posto de Saúde do Centro, com atendimento na entrada principal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às ...
VER NOTÍCIANo futsal masculino da 1ª divisão as equipes do Manchester e Time de Amigos já estão nas semifinais.
VER NOTÍCIAOs tutores não tiveram custos com a castração de seu animal, com a integralidade da despesa arcada pela Administração Mu...
VER NOTÍCIAA prefeitura ressalta que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações.
VER NOTÍCIACom as ações, Picada Café reforça seu compromisso com o respeito, a inclusão e o cuidado com todas as pessoas.
VER NOTÍCIA